DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Prof.: Elizabeth Danziato Rego
Aluno: Paulo de Tarso S. Pereira
Comentário sobre o texto de Maria João Gomes: “BLOGS: Um recurso e uma estratégia pedagógica”.
O texto deixa clara a importância de utilização do blog como estratégia acadêmica, seja pela troca de informações, seja pela integração entre doscentes, discentes e até, comunidade, seja pela incitação à consulta, enfim, cristalino restou que se trata de um instrumento contributivo do processo de aprendizagem.
Contudo, da leitura escorre, inevitavelmente, algumas reflexões, em especial, considerando o contexto de globalização em que estamos inseridos, vale dizer, é imensurável o número de informações que são veiculadas, a cada segundo, pelos mais diversos meios, e isso, não poderia vir desvinculado da preocupação quanto à qualidade, necessidade, veracidade, tecnicidade de tais informações.
O blog, em que pese sua estratégica importância, servi de mais um instrumento de veiculação de informações, dentre tantos outros, de procedência, às vezes, duvidosa, ou até, informações declaradamente, violadoras da moral e dos bons constumes. E é justamente aí, que vem a lume o papel do professor orientador e, fazendo-se de filtro entre a informação e o aluno, permite que chegue ao discente apenas o que efetivamente interessar.
O uso deste atraente espaço de publicação, em rede mundial, que dá voz ativa às mais diversas idéias dos seus autores, traz, por isso mesmo, a presunção, e acredito, absoluta, de que o conteúdo da informação ali disponível, notadamente, se for de natureza técnica, merecerá ser lida com toda cautela possível.
De todo modo, diante da certeza de que as informações “postadas” devem passar pelo rigor do leitor, fica também a certeza de que este instrumento, o blog, é muito bem vindo no nosso mundo acadêmico.
sábado, 29 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário