DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Prof.: Elizabeth Danziato Rego
Aluno: Paulo de Tarso S. Pereira
Comentário sobre o artigo: “MEC DIZ QUE 23 CURSOS DE DIREITO TERÃO DE REDUZIR VAGAS”.
O artigo apenas retrata a constatação de que o crescimento abusivo dos cursos de ensino superior, trazem em seu bojo, a leviana impressão de que vivemos em um país onde a maioria dos cidadãos possui graduação. Em esdrúxula comparação, trata-se de um fruto estragado, cuja casca se apresenta em perfeitas condições.
É de conhecimento geral que, em regra, o cidadão brasileiro que freqüentou o ensino público, não teve o mesmo acesso às informações que a rede particular de ensino disponibiliza a seus discentes. Conseqüência lógica disso, é a defasagem no processo de conhecimento estruturado ao longo da vida escolar. Neste contexto, para compensar a grande evasão dos bancos escolares, que decorre, além dos problemas sociais, das feridas geradas pelo sistema de reprovações, da falta de incentivo ao aluno, da péssima estrutura, tanto física quanto curricular do ensino público, o Governo facilitou o acesso aos bancos da graduação, acesso este, desordenado, o que gera a deficiência que todos têm visto.
A fiscalização é o único caminho para refrear o crescimento desordenado. Talvez, agora, fiscalizando e mapeando o problema, o Governo consiga criar novas políticas que permitam sim, possibilitar o acesso do cidadão ao ensino superior, mas de maneira ordenada, sem que se perca o objetivo precípuo que é a construção de um indivíduo pensante e crítico.
domingo, 30 de março de 2008
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